segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Televisão dos Anos 80 - 1ª parte.


Armação Ilimitada – seriado inovador na TV brasileira. Ficou no ar entre 17/05/1985 a 08/12/1988. A idéia do seriado partiu dos amigos Kadu Moliterno e André di Biase. No elenco destaques para Andréa Beltrão (Zelda Scott),Jonas Torres (Bacana) e Francisco Milani (chefe).






***
***
***
Cassino do Chacrinha - lançou vários artistas da época. De março/82 a julho/88 todas as tardes de sábado. Em 1983 devido a uma estafa Chacrinha foi substituído durante um mês por Agildo Ribeiro. Em junho de 88, com câncer no pulmão, o velho guerreiro (da Terezinha e vocês querem bacalhau?) seria substituído por João Kleber. No dia 30 do mesmo mês acabou a buzinada.






***
***
***
Perdidos na Noite - Começou em 1984 na TV Gazeta, depois foi para a Record e em abril de 86 estreou na Bandeirantes. Goulart de Andrade foi quem lançou o apresentador Fausto Silva para a TV. O programa no melhor estilo bagunça total teve sua 1 a apresentação de banda ao vivo com os Paralamas. Os mesmos pediram para tocar ao vivo e não playback. E a moda pegou.



***
***
***



TV Pirata – Sucesso total, principalmente na 1 a fase de março de 1988 a julho de 1990. No elenco Cláudia Raia, Cristina Pereira,Débora Bloch,Diogo Vilela,Guilherme Karam,Louise Cardoso,Luiz Fernando Guimarães,Marco Nanini,Ney Latorraca e Regina Case. Quem não lembra do Barbosa?(Ney Latorraca), ou do Zeca Bordoada (Karam) tão macho que fazia barba com serra elétrica.Destaque também para a novela ‘Fogo no Rabo’.


***
***
***
Viva a Noite – No estilo brega/popular apareceu Gugu Liberato, o assistente de palco de Silvio Santos que virou apresentador. Estreou em 1982 , ia ao ar aos sábados a noite e terminava com todo mundo batendo os braços e imitando passarinhos. Em 1989 a Globo queria contratar Gugu ao invés de Faustão para o programa de domingo. Silvio Santos pagou cinco vezes mais e deu outras regalias a seu pupilo.



***
***
***
Bozo – Estreou em 1980. Chegou a ficar no ar(de 2 a a sábado) até oito horas e meia por dia. Havia um revezamento de ‘Bozos’ para tanto tempo de programa. Os palhaços de maior destaque foram: Wandeko Pipoca (atualmente morando em Balneário Camboriú e fazendo shows cômicos pelo Brasil); Luis Ricardo (faz anúncios do Baú da Felicidade); Arlindo Barreto (após envolvimento pesado com drogas virou pastor da igreja batista e apresenta-se como Bozo nelas); Décio Roberto (falecido em 1991) e Marcos Pajé (trabalha no programa da Eliana). O bordão mais conhecido do palhaço era ‘Ah! que peninha!!!’





***
***
***



Balão Mágico – 1983.Simony com seis anos apresentava junto com Fofão o programa Balão Mágico na Globo. Na abertura a música ‘Lindo Balão Azul’ de Guilherme Arantes. O programa ficou no ar até 1986 e novos personagens também entraram: Mike,Tob,Cascatinha e Fofinho. Quem acabou mais se destacando foi Jairzinho.







***
***
***
Sitio do Pica-Pau Amarelo – Inicio em 1977 e duração de nove anos sem paradas.Conforme iam crescendo as personagens (principalmente Narizinho e Pedrinho) eram substituídos. Os mais marcantes foram a Dona Benta (Zilka Salaberry falecida em 2005); a Narizinho Rosana Garcia; a Emília Reny de Oliveira (atualmente nos EUA/professora de yoga) e a Tia Anastácia Jacyra Sampaio.


***
***
***
Xou da Xuxa – Não poderia passar desapercebida. O programa iniciou em junho/86 e terminou em dezembro/92. Por incrível que pareça, Xuxa lançou sete discos alcançando a vendagem de 14 milhões. Destaque para ‘Ilariê’. Também em seu programa acabou lançando a musa dos adolescentes, Luciana Vendramini (ex-paquita).




***
***
***
Garoto Bombril – Criado por Washington Olivetto e Francesc Pettit, foi considerado o mais importante garoto-propaganda dos anos 80.Quem encarnava o personagem era o ator Roberto Moreno. Na seleção de atores para o personagem 40 participaram. Um dos nomes cotados para o papel era o de Marco Nanini.


***
***
***
Baixinho da Kaiser - Lançamento em 1984. Na idéia do comercial algumas pessoas dançavam ao som ‘a kaiser é uma grande cerveja...’. Um em especial chamou a atenção da produtora de tão desengonçado e que errava coisas simples como virar para a direita ou vice-versa e sempre atrasava as filmagens. Nascia o baixinho da Kaiser, o catalão José Valien Royo. Que ficou 16 anos no posto.









***
***
***
Fernandinho – a frase ‘Bonita camisa Fernandinho’ ficou muito famosa. Era da grife UsTop e era dita pelo chefe (tipo máfia) para o personagem. Os funcionários puxa-sacos respondiam ‘ a do senhor também é linda!’.O personagem aliás era Dany Roland baterista da banda Metrô (sucessos de ‘tudo pode mudar’ e ‘beat acelerado’).




***
***
***
O 1 o sutiã - A menina do primeiro sutiã Patrícia Luchesi tinha 11 anos quando fez o comercial da Valisere. Era 1987. A frase ‘o primeiro sutiã a gente nunca esquece’. Pegou!









***
***
***
Alf, o Eteimoso – Estreou em 1988 no Brasil. Na história, seu planeta explodiu e ele caiu em Los Angeles, na garagem da família Tanner. Sua maior diversão era perseguir o gato da família e o bordão ‘tá limpo!!!’.






***
***
***
Chips – Erik Estrada era Frank Poncherello e Larry Wilcox, Jon Backer. Eram uma dupla de policiais rodoviários que em suas motos resolviam vários casos.De tanto sucesso os dois atores viraram galãs e começaram as confusões. Eric chegou a ser afastado da série devido seu estrelismo, por sete episódios. Em 1982 Larry (que era o louro) decidiu sair pois não havia clima. Tentaram manter a fórmula com outro ator e não deu certo.






***
***
***
O Homem de seis milhões de dólares –Lee Majors era Steve Austin.Foi o primeiro homem biônico do mundo.Após acidente sofreu uma cirurgia onde componentes biônicos foram colocados em seu corpo dando-lhe superpoderes. O custo da operação? Daí o nome da série.




***
***
***
O Homem do fundo do mar – Patrick Duffy fazia Mark Harris, um homem anfíbio sobrevivente da Atlântida ou de qualquer outra civilização do fundo do mar. Entre os dedos tinha uma espécie de membrana que deixava a mão parecida com pé-de-pato.A série foi sucesso no Brasil e outros lugares , não nos EUA. Duffy ficaria mais famoso no seriado Dallas.








***
***
***
O incrível Hulk – Um dos marcos dos anos 80. Bill Bixby era David Banner e quando ficava nervoso virara o brutamontes (interpretado por Lou Ferrigno). Ferrigno tinha apenas 25% da audição , fisiculturista e Mr.universo por dois anos seguidos.Tinha 1,97m de altura.No famoso seriado de TV o médico se transformava em Hulk duas vezes por episódio.
Hulk raramente era maquiado por inteiro. Nos pés usava sapatilhas verdes e só em close elas não faziam parte.





***
***
***
Japoneses – Os heróis japoneses tiveram fôlego até o início dos 80. Entre eles Ultramen, Ultraseven, Spectromen, Robô Gigante,Vingadores do Espaço...
Speed Racer – O japonês de maior sucesso no início dos anos 80 foi Speed Racer. A bordo da sua Mach-5 que em seu volante tinha diferentes surpresas sempre se dava bem nas corridas com competência e honestidade. O acessório que mais usava era o autojach, um macaco automático com molas que permitia saltar obstáculos.
***
***
***
Caverna do Dragão – Febre na segunda metade dos anos 80. Teve 27 episódios e vez ou outra, eram repetidos. O último episódio da série, que jamais foi produzido, é que a turma morre e vai para no inferno.






***
***
***
Corrida Maluca – Desenho de muito sucesso no início da década e que faz sucesso até hoje. Os carros que mais venceram as corridas foram a Penélope Charmosa (carro n.5); Quadrilha da Morte (carro n.7); Carroça a vapor do Tio Toma (carro n.8) e Peter Perfeito (carro n.9). Quem nunca subiu ao pódio: Dick Vigarista e seu cachorro Rabugento.




***
***
***
Outros da época: He-man e she-ra; Thundercats; Smurfs...






***
***
***
Viva o Gordo – De 1981 até 1987. Nesta época criou personagens memoráveis como o contra-regra Piloto (‘ih!falha nossa’); dentista tarado (‘bocão’); reizinho (‘que que eu sou...’);Padilha (‘tem pai que é cego’); Zé da galera (‘bota ponta Telê’); sacristão (‘cala a boca Batista’)...Com Eliezer Mota a dupla, Capitão Gay e Carlos Sueli estourou.



***
***
***
Chico Anysio Show – De 1982 até 1990. Um dos que mais apareceu foi o ‘craque’ perna-de-pau Coalhada que queria vaga na seleção brasileira. Também o sucesso apareceu nos personagens : Jovem, Painho, Alberto Roberto, Nazareno, Bento Carnero vampiro brasileiro, Bozó... Em 1988 o espaço do programa foi dividido com A Escolinha do Professor Raimundo.



***
***
***


Clip Clip – Primeiro programa da Rede Globo só com clipes. Estreou em setembro/84. A música de abertura era ‘In Between Days’ do The Cure. Ficou no ar até março/87.







***
***
***
Geração 80 - Em 1981. Cenário no estilo discoteca com rampas de skate e patins. Todo domingo às 17h. Apresentadores Kadu Moliterno e Nádia Lippi. Atrações com playbacks e destaque para os sucessos da época. Com freqüência Robertinho de Recife com ‘O elefante’ e ‘seja o meu céu’.




***
***
***


Globo de Ouro – Atravessou a década de 80. Foi lançado em 1972 e foi até 1990.Destacava os dez primeiros lugares nas paradas em ordem decrescente. Atrações com playbacks.



***
***
***


Mixto Quente – Também na TV Globo. Exibido em 1986. Gravado em praias do Rio e com muito público. Algumas atrações: Barão Vermelho, RPM, Ultraje a Rigor, Tókyo,Rita Lee, Raul Seixas...
***
***
***
Fm TV – Na rede Manchete. Iniciou em 1984. Entre o trio de apresentadores estavam o ator Tim Rescala e a atriz Patrícia Pillar. Exibição de clipes. Em 1986 saiu do ar.
***
***
***
A Gata e o Rato - Em 1985, uma série revolucionou a TV Americana e lançou o até então desconhecido ator Bruce Willis ao patamar das grandes estrelas, lhe rendendo em 1987 um Globo de Ouro de melhor ator pela atuação em A Gata e o Rato.A história era simples, a Bela Madllyne Hayes interpretada por Cybill Shepherd, era uma modelo bem sucedida, até levar um golpe de seu empresário. Na falência e cheia de dívidas ela descobre que somente uma das suas propriedades restou... a Agência de Detetives "City Angels¨ depois batizada como Blue Moon.



***
***
***
Águia de fogo - A série Águia de Fogo, que estreou no dia 22 de janeiro de 1984, Águia de fogo é um helicóptero. UAU ! vc vai dizer, mas não é um helicóptero comum... Ele voa muito rápido e possui armas poderosas e é quase indestrutível. A história básica é a seguinte; ¨Stringfellow Hawke¨ experiente piloto (Jan-Michael Vincent), que levantou numa manhã chateado e assim ao invés de sair ou alguma outra coisa, ele decidiu roubar um helicóptero, uma arma com a mais alta tecnologia que dispõe de velocidade supersônica, câmeras de visão infra-vermelha, sistema de vigilância, computadores, canhões, lançadores de mísseis, capacidade de ser reabastecido em pleno ar e outros equipamentos fabulosos.



***
***
***
Super Maquina - Wilton Knight, Richard Basehart O Fundador da F.L.A.G.-Fundação pela Lei e Governo tinha um sonho, o de combater o crime e a injustiça no mundo, para isso criou um carro que possuía Inteligência Artificial e com vários acessórios e homem muito experiente em crimes para combatê-los. O carro criado era K.A.R.R.- Knight Automated Roving Robot, mas ele não ficou com o esperado e foi desativado. Quando Michael foi encontrado Wilton decidiu fazer um novo carro e protege-se acima de tudo a vida humana, foi criado K.I.T.T.. Infelizmente devido a uma doença Wilton morre dizendo a Michael que "Um Homem Pode Fazer Uma Grande Diferença".
***
***
***
Magnum – O Detetive do Havaí - Uma das coisas mais marcantes da série foi a música de abertura, É claro que outros detalhes são lembrados com carinho, como as berrantes camisas floridas usadas pelas personagens, a Ferrari vermelha e os dobermanns que aparecem na série. No programa, o ex-oficial da marinha, Thomas torna-se investigador particular no Havaí. Magnum torna-se hóspede na mansão do milionário escritor Robin Masters, mas precisa agüentar a supervisão constante do administrador da mansão, que tem como “fiéis escudeiros” os dobermanns Apolo e Zeus.Durante suas investigações, Magnum contava com a ajuda de dois antigos companheiros de batalha no Vietnã “TC”, dono de uma agência de helicópteros e “Rick”, que administrava o Clube Rei Kamehameha. Os 162 episódios da série, foram produzidos entre 1980 e 1988.
***
***
***
Barros de Alencar - Apresentou na TV Record o "Programa Barros de Alencar" de 1982 a 1986, no qual ficou famoso com o bordão: "Alô, mulheres, segurem-se nas cadeiras. Alô marmanjos, não façam besteiras!" .







***
***
***
Clube do Bolinha – Ia ao ar aos sábados a tarde na Bandeirantes. Era divertido ver aqueles cantores da época brilhando no palco!
O Clube do Bolinha pra quem não conhece era uma espécie de Cassino do Chacrinha misturado com o Show de Calouros de Silvio Santos.
O programa era apresentado por Edson Souza, mas conhecido como Bolinha.



***
***
***
TV Mulher – Estreou em 1981 as 9h. A música-tema era de Rita Lee: “Não provoque / é cor-de-rosa choque”. O programa ao vivo, marcou mesmo por sua equipe inovadora e pioneira. Seus apresentadores: Maria Gabriela, Ney Gonçalves Dias. Clodovil começou com um quadro de 5 minutos. Marta Suplicy revolucionou a TV com um quadro sobre comportamento sexual, que falava abertamente sobre sexo.

6 comentários:

  1. ♥♥MEU SHOW DE BOLA MATEI A SAUDADE♥♥
    ♥♥♥ESTAVA EU PROCURANDO ALGUMAS FOTOS DO SITIO DO PICA PAU AMARELO E EM SEGUIDA ACHEI O TÚNEL DO TEMPO BOM D+ VALEU♥♥♥
    ♥DEUS TE ABENÇÕE♥

    ResponderExcluir
  2. QUE VIAGEM GOSTOSA. VALEU GALERA DO TUNEL DO TEMPO. SUCESSO............

    ResponderExcluir
  3. Nossa estou fazendo uma seção nostalgia no meu orkut e me deparei com essas lembranças valeu obrigado por me transportar para um tempo maravilhoso

    ResponderExcluir
  4. adorei voltei no passado eu assisti tudo isso e adorava pena que acabou ja nao se faz tv como antigamente otima materia obrigada matei a saudade

    ResponderExcluir
  5. Sensacional!!! Realmente foram bons tempos aqueles....

    ResponderExcluir
  6. Nada como túnel do tempo para nos relembrar as belas coisas que passaram por nossa vidas e que já não lembrávamos mas.

    ResponderExcluir

Olá! Gostaria de ouvir a sua opinião.