sábado, 7 de novembro de 2009

Os Bons Anos 80

Olá pessoal!!
Bom, conforme foi prometido semanalmente vou publicar alguma coisa interessante que os Bons Anos 80 Anos proporcionaram.
Essa semana vou fazer uma introdução do que virá por ai.


Vamos começar...

Os anos 80 foram ricos em história no Brasil e no mundo. Foi na década de 80, por exemplo, que o mundo teve seu maior avanço tecnológico, especialmente na área da informática. Hoje quase todos os recursos que usamos foram testados e consolidados neste período.


Mas outros fatos marcantes fizeram dos anos 80 um período inesquecível. O fim da guerra fria aconteceu neste período e trouxe, com ele, o fato mais marcante dos últimos tempos: a queda do muro de Berlim, que unificou as duas Alemanhas (Ocidental e Oriental).


No Brasil, foi uma década de ouro. Passou-se da ditadura militar à democracia de maneira madura, segura, tranqüila. Os exilados chegavam do exterior. De General Figueiredo, passamos pela campanha das Diretas Já, pela frustração de não conquistá-la naquele momento, da emoção da morte do presidente eleito Tancredo Neves. Tivemos que agüentar o vice, vimos nascer o plano Cruzado e até mesmo acabamos virando fiscais do Sarney, acreditando que as coisas poderiam mudar. Foi tempo de nova Constituição e no apagar das luzes da década de 80, acabamos por eleger Fernando Collor de Mello presidente da República Federativa do Brasil. Mal ou bem... não importa. Era o povo elegendo o presidente. Era a democracia se consolidando. Era o primeiro passo, precursor de tantos outros dados depois.


Muitas e muitas coisas aconteceram: no futebol perdemos a Copa de 82 com a melhor seleção dos últimos tempos que poderíamos ter; nas artes, tivemos o Rock
in Rio, vimos a morte de compositores adorados pela juventude como Raul Seixas e Cazuza e, ao mesmo tempo, o nascimento das melhores bandas de rock nacional de todos os tempos e outras grandes bandas de rock internacional. O cenário de produção musical nunca foi tão rico como naquela década. Na sociedade tivemos o aprofundamento de questões sociais e, intimamente, as pessoas começaram a questionar seus próprios valores. Foi a época do existencialismo.

2 comentários:

  1. Lembro como se fosse hj,dos comícios por eleições diretas "DIRETAS JÀ".A emoção de ouvir o Hino Nacional.Estudantes,politicos,sindicalistas,civis,religosos...Todos lutando pelo mesmo objetivo:Liberdade de expressão,igualdade,cidadania...Democracia.Quem não chorou ao ouvir o Hino nacional na voz de Fafa de belém,ou ao ouvir as palavras de Teotònio Vilela ( Menestrel de Alagoas ).

    ResponderExcluir
  2. Acompanhei tudo isso passo a passo.Eu tinha vinte e poucos anos e era ávida de conhecimento,vivia minha juventude na sua plenitude. Hoje ficou a saudade dos que se foram cedo demais(Cazuza,Gongaguinha,Lenon e outros tantos)Mas a luta diária continua.Como disse o meu poetinha:O tempo não para!!

    ResponderExcluir

Olá! Gostaria de ouvir a sua opinião.